Lista de tópicos
MOODLE - EQUIPA EAD - APOIO A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E ATIVIDADES
MOODLE é o acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.
------------------------------
VISÃO GERAL DO MOODLE
------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E DE ATIVIDADES / GESTÃO DE DISCIPLINAS
-------------------------------------------------------------------------------
==============
RECURSOS MOODLE
=================
BREVE GUIA PARA PARTILHA DE VÍDEO TUTORIAIS ALOJADOS NO YOUTUBE OU SERVIÇO SIMILAR
==============
ATIVIDADES MOODLE
=================
BREVE INCURSÃO NOS CONCEITOS BÁSICOS DA ATIVIDADE LIÇÃO DO MOODLE.
VÍDEO TUTORIAL DA SEAD DA UFRGS - BRASIL
BREVE INCURSÃO NAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DA MOODLE.
BREVE INTRODUÇÃO A CRIAÇÃO DE GRUPOS EM DISCIPLINAS - EXEMPLO DE APLICAÇÃO.
CONCEITOS DE APLICAÇÃO DA ATIVIDADE ASSIDUIDADE NO CONTROLO DE ATIVIDADES ASSÍNCRONAS.
BREVE INTRODUÇÃO A INTEGRAÇÃO DE VIDEOCONFERÊNCIA DO TEAMS NO MOODLE.
===========================
GESTÃO DE CONTEÚDOS EM DISCIPLINAS
=================================
BREVE EXPOSIÇÃO DE COMO IMPORTAR RECURSOS E ATIVIDADES ENTRE DISCIPLINAS
Sugestão do processo de submissão de arquivos para avaliação de trabalhos / testes pelos alunos.
Qualificação dos arquivos.
===============================
AUTO-INSCRIÇÃO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS
======================================
Moodle - Breve abordagem sobre auto-inscrição em disciplinas através de senha
GOOGLE MEET - VIDEOCONFERÊNCIA - ATIVIDADE SÍNCRONA
RECOMENDAÇÕES LIGAÇÃO À INTERNET
Os docentes devem usar a ligação à ‘Internet’ por cabo e não por wireless. A ligação por wireless, também chamada Wi.fi, é mais lenta e pode criar atrasos e ruídos no envio de informação vídeo, prejudicando significativamente a comunicação na videoconferência.
APOIO VIDEO-TUTORIAIS
Neste vídeo-tutorial, explica-se como realizar o agendamento de sessões que se repetem periodicamente, no exemplo, semanalmente.
Cria-se uma hiperligação permanente para todas as sessões.
Neste vídeo é demonstrada a criação de uma reunião online (por videoconferência) utilizando a ferramenta Google Meet (https://meet.google.com). Estas reuniões têm de ser iniciadas a partir de uma conta Gsuite educação ou empresarial (os participantes não têm essa restrição).
OFFICE 365 - EDIÇÕES NA CLOUD - PARTILHAR
ESPAÇO DE APOIO
PROCEDIMENTOS DE PARTILHA DE EDIÇÕES NO OFFICE 365 CLOUD E OFFICE INSTALADO LOCALMENTE. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DO EXCEL (CONDICIONANTES).
TIC - BREVES CONSIDERAÇÕES DO DIA-A-DIA
PROCEDIMENTO DE ATIVAÇÃO E DESATIVAÇÃO DE PERMISSÕES DE EXECUÇÃO CONTEÚDOS - EXEMPLO JAVASCRIPT - ENTRE OUTROS, COMO O FLASH PLAYER.
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PASTAS COMPRIMIDAS (ZIPADAS) E CUIDADOS A OBSERVAR.
MATEMÁTICA - PLATAFORMA DE ENSINO À DISTÂNCIA
Desenvolvida pela Universidade do Algarve a app MILAGE Aprender+ para dispositivos móveis, permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.
Esta app é uma ferramenta de apoio aos alunos na resolução autónoma de fichas de exercícios e de apoio ao professor na gestão do seu tempo na sala de aula, na medida em que este não tem de resolver na sala de aula os exercícios que constam nas fichas integradas na app MILAGE Aprender+.
De modo a estimular e apoiar a realização das várias atividades propostas, a interface da app MILAGE Aprender+ incorpora características de gamificação, com diferentes níveis de dificuldade de exercícios, para apoiar alunos com maiores dificuldades de aprendizagem matemática e incluir também alunos mais avançados. Esta preocupação em incluir no processo todos os alunos reflete-se também quando a app apresenta vídeos detalhados, com a resolução dos exercícios para aqueles alunos com mais dificuldades poderem perceber passo a passo a sua resolução, e, vídeos concisos com os passos essenciais na resolução de um exercício.
Para além disso, a app MILAGE Aprender+ inclui ainda um esquema de auto-avaliação e de avaliação pelos pares que visa estimular o trabalho autónomo do aluno, a revisitação dos conteúdos para o armazenamento do conhecimento na memória de longa duração e a identificação dos passos fundamentais na resolução de exercícios.
10ºano – Capítulo 1 – Lógica e teoria de conjuntos
10ºano – Capítulo 2 – Álgebra
10ºano – Capítulo 3- Geometria analítica no plano
10ºano – Capítulo 4 – Geometria Analitica no Espaço
10ºano – Capítulo 5 – Funções11ºano – Capítulo 1 – Trigonometria
11ºano – Capítulo 2 – Geometria Analítica
11ºano – Capítulo 3 -Sucessões12º ano – Capítulo 1 – Cálculo Combinatório e Probabilidades
12ºano – Capítulo 2 – Limites e Derivadas
12ºano – Capítulo 3- Trigonometria
12ºano – Capítulo 4 – Funções Exponenciais e Logartítmicas
12ºano – Capítulo 5 – Números ComplexosFicheiros de gravação das sessões de aprendizagem da utilização desta plataforma. Contributo Conceição Prisco.
Plataformas de Ensino à distância gratuitas, no período de isolamento
Disponibiliza gratuitamente o acesso a professores e a alunos,a plataforma digital para ensino à distância neste período de isolamento.
Disponibiliza gratuitamente o acesso a professores e a alunos, a plataforma digital para ensino à distância neste período de isolamento.
TESTES
NESTE FÓRUM DO TIPO PERGUNTA, LANÇADA PELO PROFESSOR E RESPOSTAS DOS ALUNOS.
OS ALUNOS RESPONDEM INDIVIDUALMENTE, SEM VER A RESPOSTA DE CADA COLEGA.
AS RESPOSTAS DOS ALUNOS SÃO DIVULGADAS APÓS VERIFICAÇÃO DO PROFESSOR.